11 de ago. de 2009

cuidados com a energia eletrica

CUIDADOS COM A ELETRECIDADE

A eletricidade mudou o mundo e a sua vida também. Mesmo sendo indispensável, ela é um perigo cotidiano. Confira algumas dicas para ficar ligado e não ser pego de surpresa.

Quantos choques você já tomou na vida? É difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por esta situação. Infelizmente, os choques elétricos vão continuar acontecendo, pois a quantidade de eletroeletrônicos não para de aumentas nas residências, empresas e até nos carros e outros meios de transportes. Praticamente tudo o que usamos precisa de energia elétrica para funcionar, por isso os acidentes com a eletricidade são tão comuns, pois ela é um inimigo íntimo que habita nossas casas, faz parte do dia-a-dia e merece atenção.

Como seu computador é um consumidor de energia (notebook também, pois você precisa recarregar suas baterias), hoje você vai conhecer algumas dicas para evitar acidentes elétricos envolvendo eletroeletrônicos que podem ser apenas um susto, mas também podem acabar muito mal.

Os riscos que você corre

De acordo com a ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) em uma pesquisa realizada em 2006, de 250 respondentes, 86% afirmaram já haver levado um choque. As principais causas do choque são eletrodomésticos (23%), chuveiro elétrico (22%) e a troca de lâmpadas e tomadas (20%).

Além destes números, a associação também divulga outras causas de choque como: inserir objetos metálicos na tomada e empinando pipa. Com estes dados é possível observar a displicência das pessoas com a eletricidade e por isso ela é uma das maiores causas de acidentes domésticos. O que causa a descarga de energia elétrica pode ser observado com mais propriedade no artigo “
O que é aterramento” e no vídeo a seguir:

Cuidados simples

Como a eletricidade é comum no dia-a-dia, alguns descuidos podem acontecer e causar acidentes, mas muitas providências podem ser tomadas para diminuir os riscos. Uma das causas mais comuns de curtos-circuitos é o acúmulo de componentes ligados a uma única fonte de energia. Os famosos “Ts”, Benjamins e extensões são muito perigosos, já que facilitam uma sobrecarga elétrica e muitos deles não possuem certificação de órgãos reguladores como o INMETRO.

Só tome banho

O uso de equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou molhados é um perigo eminente. Desta maneira, evite utilizar secadores de cabelo, barbeadores, pranchas alisadoras ou aquecedores enquanto toma banho ou assim que terminar de se banhar. Como se sabe, a água é um ótimo condutor de energia e você, por descuido, pode tocar ou usar estes aparelhos com o corpo molhado, por exemplo, aí o choque será inevitável.

Use aparelhos à pilha, será mais seguro. O banheiro não combina com eletricidade e uma prova disso é uma das mortes mais estúpidas do rock, pois o músico Keith Relf morreu eletrocutado ao entrar em uma banheira com sua guitarra. Sem dúvida este foi o som mais eletrizante que saiu do seu instrumento.

110v ou 220v?

Muitos acidentes e prejuízos são causados pela falta de conhecimento dos produtos. Há diferentes 110v no 220v nem pensar!tensões elétricas nas tomadas do Brasil. Em alguns lugares como no norte de Santa Catarina, os equipamentos utilizam a tensão de 220v, já em Curitiba, por exemplo, o padrão de energia é 110v. Esta diferença pode ser catastrófica se alguns detalhes não forem observados. Ao ligar aparelhos de 110v em tomadas de 220v, certamente ele irá queimar.

Além de perder o aparelho ou ter que consertá-lo, há o risco de um curto-circuito estourar sua tomada e, em casos mais graves, causar um incêndio ou queimaduras em você ou em alguém que esteja ao redor. Por isso, antes de ligar um produto novo na tomada da sua casa, verifique na etiqueta fixada pelo fabricante a voltagem do equipamento. Para saber mais sobre o assunto, consulte o artigo “Ligar eletrônicos em tomadas de 110v ou 220v?”.

Fiação antiga

Como a quantidade de equipamentos que usam eletricidade é crescente em muitas casas, a fiação precisa acompanhar a demanda cada vez maior de energia. Por isso, sempre faça a manutenção da fiação da sua residência, pois fios velhos, gastos, desencapados ou ressecados podem provocar incêndios. É aconselhável fazer uma vistoria anual, para manter tudo em ordem e evitar a perda de energia ou descargas em seus equipamentos elétricos.

Criançada e eletricidade

Todos sabem que a curiosidade infantil não tem limites. Por isso, sempre tome muito cuidado com tomadas sem capa de proteção, fios desencapados ou soltos, aparelhos elétricos abertos e fios espalhados. Se você tem crianças pequenas em casa, compre um protetor de tomadas e encaixe nas saídas de energia. Eles são super baratos e podem evitar vários acidentes. Além disso, oriente os pequenos sobre os riscos da energia elétrica.

Protetores de tomada

DICAS PARA FICAR LIGADO!

Confira abaixo uma série de dicas para evitar acidentes domésticos relacionados à eletricidade.

Nunca insira objetos metálicos dentro de TVs ou computadores, pois estes aparelhos armazenam energia mesmo fora da tomada
Nunca retire o plugue de aterramento, pois ele evita que oscilações de energia afetem seus aparelhos eletrônicos.
Evite mudar a chave do chuveiro para verão/inverno se ele estiver ligado. Sempre o desligue para evitar acidentes.
Se algum aparelho está dando choques, chame um eletricista para fazer uma vistoria.
Se precisar realizar um reparo em algum equipamento, sempre o desligue da tomada antes de abri-lo ou inserir alguma ferramenta em seu interior.

Com alguns cuidados básicos, você evita acidentes e também se previne dos prejuízos. E você? Já tomou algum choque? Envie seu comentário.

Agora que você já sabe algumas dicas para não causar ou sofrer acidentes, não deixe de compartilhar o que aprendeu com todos os seus conhecidos, afinal energia elétrica é assunto sério e todos precisam ficar ligados no bom sentido, é claro!